O poder do tratamento multidisciplinar contra o câncer de mama

O tratamento contra o câncer de mama envolve várias etapas e, ao contrário do que muitos pensam, não consiste apenas na realização da quimioterapia.

Como a doença é complexa, ela precisa ser tratada e combatida com o auxílio de diversos profissionais da saúde, que é o que chamamos de tratamento multidisciplinar.

Entenda agora como funciona esse tipo de abordagem e todos os seus benefícios. 

Como funciona o tratamento multidisciplinar?

O tratamento multidisciplinar envolve a atuação de profissionais de diferentes áreas da saúde, em diferentes fases do tratamento do câncer, para otimizar a resposta aos medicamentos.

Nessa abordagem, cada profissional desenvolve um papel essencial para proporcionar mais eficiência na terapia. É como uma união de esforços, contemplando enfermeiros, fisioterapeutas, médicos, psicólogos, nutricionistas, oncologistas e outros especialistas, cada um com um conhecimento específico.

Dessa forma, nenhuma parte da saúde da paciente é deixada de lado nessa fase tão difícil de combate ao câncer. 

Além disso, ao cuidar da paciente de uma forma integral, é possível reduzir o índice de mortalidade e evitar a ocorrência de recidivas.

Equipe multidisciplinar no tratamento contra o câncer de mama

Os principais especialistas que fazem parte de uma equipe multidisciplinar e que acompanham o tratamento oncológico são:

Oncologista: O médico oncologista é quem acompanha as condições do tumor e da saúde da paciente para definir as terapias mais adequadas, evitando a evolução do quadro.

Enfermeiro: É o profissional que administra todos os medicamentos prescritos e monitora as respostas do organismo da paciente diante do tratamento. É ele também que realiza curativos, avalia os efeitos colaterais e dá o apoio imediato às suas solicitações e necessidades.

Nutricionista: Profissional que acompanha a alimentação da paciente para garantir que ela esteja recebendo todos os nutrientes necessários para manter o organismo forte. Além disso, devido às reações adversas aos medicamentos, o nutricionista ajuda a paciente a encontrar nos alimentos uma forma de reduzir os efeitos colaterais. 

Fisioterapeuta: É uma pessoa indispensável durante o tratamento, principalmente para as pacientes que passaram pela mastectomia. O fisioterapeuta acompanha a paciente durante o pós-operatório, preservando a qualidade de vida e auxiliando na reabilitação.

Psicólogo: É quem dá suporte emocional às pacientes durante todo o processo de luta contra a doença. Como o câncer desperta vários medos e inseguranças na mulher, o psicólogo ajuda ela a lidar com suas vulnerabilidades e assim, lidar com as suas emoções de forma saudável. Ele também pode estender seu apoio aos familiares da paciente.

Farmacêutico: Ao atuar ao lado dos demais especialistas, esse profissional ajuda a definir quais são os medicamentos mais eficazes para cada caso. O objetivo dele no tratamento do câncer é indicar a posologia adequada para a paciente, evitando efeitos colaterais e proporcionando bem-estar.

Além disso, existem outros profissionais que podem fazer parte da equipe multidisciplinar, como mastologista, cirurgião plástico, assistente social, endocrinologista, etc.

Qualquer especialista que esteja apto a atuar em prol do bem-estar da paciente pode fazer parte de seu tratamento, desde que os objetivos estejam alinhados aos da paciente e do oncologista que a acompanha.

É muito importante, também, que haja comunicação entre os profissionais, para que o tratamento seja bem alinhado.

Caso o hospital ou clínica em que você realiza o acompanhamento oncológico não ofereça todas essas modalidades de tratamento, procure ONGs e ações sociais que promovam esse apoio.

No Instituto Peito Aberto, fazemos a ponte entre mulheres com câncer de mama e profissionais das mais variadas áreas, como psicólogos, dentistas, fisioterapeutas, assistente social, entre outros.

Clique aqui e veja como podemos te ajudar.

Por fim, fica o recado: se você conhece alguém que está na luta contra o câncer, compartilhe esse conteúdo. Quanto mais pessoas tiverem conhecimento sobre o poder do tratamento multidisciplinar, mais humanizados serão os tratamentos.

Fontes: Mamarec e We Care Skin

DEIXE A SUA MENSAGEM

Feito com por Green Digital - © 2018