Os tratamentos de câncer de mama de acordo com o estágio da doença
Primeiramente, é importante lembrar que uma das principais formas de luta contra o câncer de mama é a prevenção. Segundo: após o descobrimento da doença, de jeito nenhum deve se permitir abater, iniciando o tratamento o quanto antes para evitar o seu avanço.
Tendo isso em mente, uma das preocupações das pacientes nesse processo de tratamento é sobre os efeitos e sequelas.
Todos os tratamentos que poderão ser adotados possuem dois cenários: a atuação de medicação e cuidados clínicos ou a intervenção cirúrgica. O objetivo, além de salvar a vida da paciente, é também salvar o máximo possível da mama.
Algo importante de destacar é que todo o tratamento de câncer tem um protocolo governamental definido na Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer, que tem como princípio ser seguido pelas Secretarias Municipais e Estaduais da Saúde.
4 estágios do câncer de mama e seus tratamentos
Estágio 0
Esse estágio é um sinal menos alarmante. Significa que o câncer está limitado ao interior do ducto de leite e não é invasivo. O tratamento para os tumores de mama não invasivos são diferentes do tratamento de câncer de mama invasivo.
Estágios 1 ao 3
Nesses casos, o tratamento para os estágios de câncer de mama 1 ao 3 normalmente inclui cirurgia e radioterapia, associado a quimio.
• Estágio I. São pequenos e não se disseminam para os linfonodos – mas pode ser que tenha uma pequena área de câncer disseminada no linfonodo sentinela;
• Estágio II. Nesse estágio os tumores são um pouco maiores que no estágio anterior e pode ocorrer que se disseminem para alguns linfonodos próximos;
• Estágio III. Aqui já é um tumor maior e pode haver duas possibilidades: crescer nos tecidos próximos ou se disseminar para vários linfonodos próximos.
Estágio 4
Chamado de câncer avançado, nesse estágio já se disseminaram tumores para outros órgãos e seu tratamento geralmente é a partir de terapias sistêmicas.
Essas informações não substituem uma ida ao médico para um diagnóstico preciso. Por isso, em cada sintoma ou alteração no seu corpo, não hesite em procurar um médico especialista e mantenha sua mamografia em dia.
Compartilhe com as suas amigas!
Você também pode se interessar por: https://peitoaberto.org.br/metastase-e-seus-tratamentos/
FONTE: ONCOGUIA