Um dia na Oficina de Perucas: Veja como a transformação acontece por aqui!

Publicado em 12 de Julho de 2019

 

Nós recebemos diariamente, aqui no Instituto Peito Aberto, a doação de muitas mechas de cabelo para confecção de perucas. No final do mês chegam a ser centenas de mechas que são recebidas e enviadas ao nosso banco. A produção de perucas é um processo minucioso que conta com muita dedicação e carinho de nossas voluntárias.

Muitas pessoas não sabem como as mechas se tornam lindas perucas. Pensando nisso, vamos mostrar para vocês em primeira mão o passo-a-passo de toda essa produção. Esse é um projeto muito importante para nós, pois com as perucas trazemos novo brilho no olhar das nossas guerreiras e uma nova forma delas se amarem em meio a tantas batalhas.

Para nos mostrar tudo nos mínimos detalhes, contamos com o apoio da nossa voluntária linda e Coordenadora da Oficina de perucas, Alessandra Cordeiro. Confira tudo aqui embaixo:

Banco de Cabelos: Onde tudo começa

As mechas doadas são cadastradas e enviadas ao nosso banco de cabelos. Já no banco, elas são separadas por comprimento, cor, volume e textura. Assim, quando as voluntárias vão fazer uma nova peruca elas selecionam as mechas já separadas.

Para fazer uma peruca é preciso em média de 2 a 3 cortes de cabelo. Ou seja, as meninas unem as mechas de 3 cabelos diferentes mas que são semelhantes entre si.

Hora da limpeza!

Antes de começar a costurar é preciso limpar as mechas. Com um pente são retirados resíduos e cabelos curtos que possam estar atrapalhando a simetria da mecha. No final desse processo a mecha fica uniforme e pronta para ser costurada.

Costurando com amor

Hoje no Instituto, por enquanto, somente a Alessandra realiza a fase de costuras, pois ainda não temos outras voluntárias costureiras para ajudar nessa etapa.

Se você tiver interesse em participar da nossa Oficina pode se cadastrar aqui: https://peitoaberto.org.br/amigos-do-peito/

 

A etapa de costura é bem minuciosa e exige bastante atenção! São costurados metros de cabelo que formam um varal. O cálculo que estabelecemos para a confecção de uma peruca é em média de 6 a 7 metros. 

Do Varal para o Cap

 

O cap é uma estrutura no formato de touca onde são aplicados os varais de cabelo. As meninas costuram a mão camada por camada até chegar ao topo. O topo é uma das partes mais difíceis, exige muita delicadeza para que o acabamento fique perfeito. Por último, são costuradas as laterais.

Banco de Perucas

 

 

Após o acabamento no cap, as perucas já estão prontas para serem doadas. Colocamos ela em nossa Banco de Perucas para que as pacientes possam escolher o modelo preferido. Depois que elas escolhem, indicamos nosso salão parceiro para que as meninas cortem o cabelo da forma que desejarem. 

Cada voluntária leva em média de 3 a 4 semanas para finalizar uma peruca, por isso, precisamos de muitas meninas para nos ajudarem nessa missão. Se você tem mãos de fada e um coração gigante venha até o Instituto conhecer nosso trabalho, a Oficina de Perucas funciona toda a quinta-feira, das 13h30 às 17h00.

As doações de perucas são voltadas para pacientes em tratamento de qualquer tipo de câncer. Por isso se você está passando por essa luta, ou conhece alguém que precise de uma peruca não deixe de nos procurar.

Queremos agradecer de todo o coração a todas as mechas que são doadas, sem elas esse trabalho não seria possível e principalmente às nossas voluntárias que doam tempo e amor pela nossa causa! O amor de vocês transforma vidas.

Deixe sua mensagem aqui

Feito com por Green Digital - © 2018