Uma corrida pela vida: o esporte que conquistou o coração de nossas meninas!
Aqui no Instituto Peito Aberto nós sempre incentivamos nossas pacientes a se exercitarem, pois são inúmeros os benefícios da prática regular! Saúde, qualidade de vida, bem-estar, disposição, redução do estresse, sono tranquilo, diminuição das chances de recidiva, mas muito mais do que tudo isso, se exercitar significa superação. E quando o assunto é superação tem um exercício que vêm conquistando cada dia mais o coração das meninas, estamos falando da corrida!
Pensando nessa energia boa que esse esporte tem propagado, no dia 06 de março deste ano, o Instituto Peito Aberto iniciou o projeto Treino de Corrida. Desde então, todos os sábados, nossas guerreiras participam desse treinamento, liderado por nossa personal voluntária, que abraçou nossa causa com todo o amor, Daniella Kleinhans.
A cada quilômetro percorrido, nossas pacientes sentem na pele, no corpo e na alma a sensação de mais uma vitória alcançada! A Liliane, uma de nossas guerreiras, contou para nós que há muito tempo tinha o sonho de correr, mesmo antes do câncer. Mas como estava com 44 quilos acima do seu peso não conseguia. Nessa época ela fez uma cirurgia bariátrica e pouco tempo depois descobriu o câncer.
Eu já tinha perdido 33 quilos quando descobri o câncer, e foi aí que eu entrei em contato com o Instituto Peito aberto. Aqui se fala muito em atividade física e boa alimentação para evitar a recidiva. Foi então que me acendeu uma luz e eu resolvi encarar mais este desafio. Cada vez que eu ia para a quimioterapia, quando chegava em casa, já colocava o tênis e ia caminhar e dar uma corridinha.
Liliane conta também que os efeitos colaterais amenizam muito com a atividade física e foi assim que ela terminou suas 08 sessões de quimioterapia, lutando e vencendo a cada dia. Hoje ela frequenta o Treinamento de Corrida com a professora Daniella e tem sentido a transformação em sua vida.
É transformador! Correr me dá uma sensação de liberdade, uma sensação de cura e quanto mais eu corro ou faço atividade física, mais o meu organismo se fortalece. Esse é mais um incentivo para eu continuar correndo. A corrida transformou a minha vida. Na verdade, a corrida me deu fôlego de vida, porque quando recebi o diagnóstico de um câncer, achei que ia morrer no outro dia!
Leda que também foi uma de nossas pacientes e hoje é nossa voluntária e nos ajuda a cuidar da recepção, conta como tem sido a experiência da corrida em sua vida.
“A corrida para mim foi superar obstáculos mesmo. Foi vencer barreiras. Eu nunca tinha corrido na minha vida. A primeira vez que corri foi durante o tratamento do câncer, em 2017, por incentivo das meninas do Instituto. Eu comecei a correr em maio para me preparar para a Corrida e Caminhada Contra o Câncer, que seria em outubro. Esse foi o primeiro ano, inclusive, que abriram a categoria para pacientes.”
Leda conta que quando começou a correr foi pegando o gosto pela sensação. Correu duas quadras, três quadras e quando percebeu já estava correndo e queria correr mais. Ela detalha ainda sobre o benefício para o seu corpo.
“Foi muito bom porque além de perder os quilos extras que eu ganhei durante a quimioterapia – foram 10 quilos que ganhei e depois perdi com a corrida. Eu também me senti mais forte, mais saudável.”
Quando chegou o dia da corrida Leda teve ao seu lado seu esposo correndo junto com ela. Ela relembra que ficava observando as placas: um quilômetro, dois quilômetros, três quilômetros, e sentia que ia conseguir. Mas o que ela não sabia é que nesse dia subiria no pódio.
“Quando eu cheguei no final como a primeira colocada na categoria paciente foi indescritível! É uma sensação de eu consigo, eu posso, eu venci o câncer. Eu estou saudável e eu consegui fazer uma coisa que eu nunca tinha imaginado fazer. Um prazer imenso. “
Depois dessa corrida Leda participou de mais uma competição, dessa vez ela correu 5 km e ganhou uma medalha! Nosso time de atletas não para por aqui. Liliane também teve a oportunidade de participar de uma competição recentemente e descreveu como foi essa vitória.
“Depois que eu comecei a treinar com o grupo de corrida do Instituto, fui me fortalecendo. A corrida virou um estímulo em minha vida, porque eu quero sempre me superar. Eu consegui correr, há pouco tempo, 6 km. A cada passo que eu dou, a cada corrida, a cada treino, eu sinto que eu consigo um pouco mais, sinto que o meu corpo já melhorou muito.”
Daniella, personal voluntária do nosso time, também fala sobre a evolução que tem notado no desempenho das meninas.
“Todas elas relatam uma satisfação e uma sensação de bem estar muito grande por estarem participando dos treinos. Eu percebo uma união e parceria muito bonita entre as meninas e isso tem refletido em resultados muito positivos. Elas estão tendo uma resposta excelente, tanto fisicamente, quanto psicologicamente.”
Sobre o futuro Liliane revela que tem um sonho.
“Correr era um sonho que eu tinha e agora o meu maior sonho é participar de uma São Silvestre! Como eu sei que eu consegui correr seis quilômetros, vou me esforçar para conseguir correr sete, oito, nove e assim por diante. Cada vez me superando mais.”
Já Leda afirma que deu uma paradinha por conta de sua rotina acelerada, mas disse que sabe da importância da prática de exercício físico e que logo pretende voltar a sua rotina de treinos.
“O próximo passo agora é encaixar um horário para voltar a correr e quem sabe agora em outubro eu tente a corrida de novo. Mas é muito bom, é muito importante. Minha principal sensação foi a de que eu venci mais essa batalha, eu consegui correr e com certeza vou voltar.”
Histórias como essas fortalecem nosso sentido de existir. O Instituto nasceu para apoiar essas meninas que estão em luta contra o câncer de mama e saber desses relatos para nós também é uma imensa vitória. Queremos agradecer a Liliane e Leda que compartilharam suas histórias com a gente e esperamos que suas vitórias sejam incentivo para tantas outras mulheres que estão nessa luta diária! Parabéns meninas vocês são vencedoras!
Deixamos aqui nosso agradecimento também a nossa personal voluntária Daniella, que tem incentivado e cuidado de nossas atletas! Seu trabalho é muito especial para todas nós!
Se você está passando pela luta contra o câncer de mama venha até o Instituto Peito Aberto conhecer nossos projetos. Saiba que você não está sozinha, nós estamos aqui por você! E se você também tem uma história de superação, compartilhe com a gente por aqui: https://peitoaberto.org.br/diario/
Sua história pode impactar muitas vidas!