Vida após o câncer: o que muda com o fim do tratamento?
Um assunto pouco abordado, mas de grande importância, refere-se à vida após o câncer.
Durante o diagnóstico e tratamento da doença, são diversas as dicas para enfrentar esse momento e superá-lo. Mas, e quando a luta é vencida, quais são as recomendações para uma vida após vencer o câncer?
Mesmo quando se encerra o tratamento, o paciente tem um período de cinco anos de espera para se considerar curado, desde que não haja recidiva.
Portanto, assim que se encerram a quimioterapia e a radioterapia, o paciente pode ter dúvidas e medos a respeito do futuro.
O fato é que, quando se passa pelo câncer, toda a sua vida muda, desde o tratamento até a cura.
No blog de hoje, trazemos seis fatos sobre a vida após o câncer.
Uma nova maneira de viver após o câncer!
- Os novos cuidados com a saúde física
Os efeitos colaterais das medicações não terminam junto ao tratamento. Assim, o sistema imunológico continua abalado. É por isso que os cuidados com a saúde, de forma geral, precisam permanecer por um longo período.
Mesmo após a alta, os exercícios e dietas para manter a qualidade de vida devem fazer parte da rotina: e o paciente sabe disso.
Na verdade, o desejo e a vontade de praticar atividades e buscar uma alimentação saudável fazem parte da vida após o câncer. Isso porque você tende a ficar mais atento aos sinais que o corpo envia, tendo mais cuidado com qualquer sintoma e dando mais valor à saúde física.
- O novo olhar aos pequenos prazeres
Passar pelo câncer te leva a prestar mais atenção na vida, revendo seus valores, desejos e crenças.
Após o tratamento, o paciente enxerga e procura um novo sentido à vida, visualizando tudo com uma percepção diferenciada. Os momentos e as situações que podem parecer ruins são amenizadas em comparação a tudo o que se passou com a doença, e você passa a valorizar as pequenas coisas.
Ao fim do tratamento, o paciente vive a vida de uma nova forma, procurando realizar atividades que tragam um retorno emocional acima do material.
Além disso, mudam-se as relações sociais, as vontades, os hobbies. Momentos que antes não eram valorizados, agora são aproveitados ao máximo.
- O relacionamento com o trabalho
Se o paciente trabalhava antes de descobrir a doença, retornar ao trabalho pode ajudar a retomar uma parcela do “antigo normal” da sua vida.
Mas isso não é uma regra ou obrigação. A cura do câncer pode, também, te levar a experimentar novas oportunidades e se dedicar a outras aptidões profissionais.
Após o câncer, a relação com o trabalho é revisada, de modo que a pessoa não se deixe levar pelas sobrecargas emocionais, pois é mais resiliente e passa a ponderar suas prioridades e preocupações.
- A (re)descoberta de paixões e hobbies
Vencer o câncer é ter uma oportunidade para buscar ou retomar hobbies que, antes da doença, eram negligenciados.
Muitos pacientes visualizam a vida após o câncer como um momento propício para explorar uma nova paixão, descobrir habilidades, conhecer lugares diferentes ou até mesmo retomar um projeto deixado de lado.
Esta nova chance para a vida também desperta o senso de solidariedade e amor ao próximo. Assim, muitas pessoas passam a realizar trabalho solidário, a compartilhar experiências e ajudar ao próximo sem esperar nada em troca.
- A aceitação de momentos ruins
Com ou sem a doença, você terá dias ruins.
Esses dias ruins podem ser mais emocionais ou mais fatoriais, sendo relacionados ou não ao câncer. Mas, nesses momentos, o paciente já tem a força necessária para não sucumbir ao medo.
O sucesso do tratamento te leva a perceber um lado positivo até nos piores momento. E, mesmo quando você estiver em um dia ruim, você sabe que irá superá-lo.
Quem vence o câncer, é capaz de vencer diversas batalhas!
- O compartilhamento de experiências
A grande dádiva da cura do câncer é poder ajudar a quem está passando pelo que você já passou. O paciente que supera o câncer carrega consigo diversos aprendizados, experiências e capacidade de acolher e apoiar quem passa por um momento difícil.
Pense sobre o dia que você recebeu o diagnóstico e pense em você hoje. A força que você tem atualmente pode ser uma inspiração para outras pessoas.
Compartilhe suas histórias com quem precisa ouvir, dê apoio e transforme a dor do próximo em amor coletivo.
O Instituto Peito Aberto está aqui para ouvir o seu relato!
Se você quer compartilhar sua história de luta e superação, nos envie sua mensagem através do Diário da Paciente em nosso site.
Clique aqui e nos conte o seu relato! Temos certeza de que a sua jornada poderá ajudar outras mulheres.