Vida após o câncer: o que muda com o fim do tratamento?

Um assunto pouco abordado, mas de grande importância, refere-se à vida após o câncer.

Durante o diagnóstico e tratamento da doença, são diversas as dicas para enfrentar esse momento e superá-lo. Mas, e quando a luta é vencida, quais são as recomendações para uma vida após vencer o câncer?

Mesmo quando se encerra o tratamento, o paciente tem um período de cinco anos de espera para se considerar curado, desde que não haja recidiva.

Portanto, assim que se encerram a quimioterapia e a radioterapia, o paciente pode ter dúvidas e medos a respeito do futuro.

O fato é que, quando se passa pelo câncer, toda a sua vida muda, desde o tratamento até a cura.

No blog de hoje, trazemos seis fatos sobre a vida após o câncer.

Uma nova maneira de viver após o câncer!

  • Os novos cuidados com a saúde física

Os efeitos colaterais das medicações não terminam junto ao tratamento. Assim, o sistema imunológico continua abalado. É por isso que os cuidados com a saúde, de forma geral, precisam permanecer por um longo período.

Mesmo após a alta, os exercícios e dietas para manter a qualidade de vida devem fazer parte da rotina: e o paciente sabe disso.

Na verdade, o desejo e a vontade de praticar atividades e buscar uma alimentação saudável fazem parte da vida após o câncer. Isso porque você tende a ficar mais atento aos sinais que o corpo envia, tendo mais cuidado com qualquer sintoma e dando mais valor à saúde física.

  • O novo olhar aos pequenos prazeres

Passar pelo câncer te leva a prestar mais atenção na vida, revendo seus valores, desejos e crenças.

Após o tratamento, o paciente enxerga e procura um novo sentido à vida, visualizando tudo com uma percepção diferenciada.  Os momentos e as situações que podem parecer ruins são amenizadas em comparação a tudo o que se passou com a doença, e você passa a valorizar as pequenas coisas.

Ao fim do tratamento, o paciente vive a vida de uma nova forma, procurando realizar atividades que tragam um retorno emocional acima do material.

Além disso, mudam-se as relações sociais, as vontades, os hobbies. Momentos que antes não eram valorizados, agora são aproveitados ao máximo.

  • O relacionamento com o trabalho

Se o paciente trabalhava antes de descobrir a doença, retornar ao trabalho pode ajudar a retomar uma parcela do “antigo normal” da sua vida.

Mas isso não é uma regra ou obrigação. A cura do câncer pode, também, te levar a experimentar novas oportunidades e se dedicar a outras aptidões profissionais.

Após o câncer, a relação com o trabalho é revisada, de modo que a pessoa não se deixe levar pelas sobrecargas emocionais, pois é mais resiliente e passa a ponderar suas prioridades e preocupações.

  • A (re)descoberta de paixões e hobbies

Vencer o câncer é ter uma oportunidade para buscar ou retomar hobbies que, antes da doença, eram negligenciados.

Muitos pacientes visualizam a vida após o câncer como um momento propício para explorar uma nova paixão, descobrir habilidades, conhecer lugares diferentes ou até mesmo retomar um projeto deixado de lado.

Esta nova chance para a vida também desperta o senso de solidariedade e amor ao próximo. Assim, muitas pessoas passam a realizar trabalho solidário, a compartilhar experiências e ajudar ao próximo sem esperar nada em troca.

  • A aceitação de momentos ruins

Com ou sem a doença, você terá dias ruins.

Esses dias ruins podem ser mais emocionais ou mais fatoriais, sendo relacionados ou não ao câncer. Mas, nesses momentos, o paciente já tem a força necessária para não sucumbir ao medo.

O sucesso do tratamento te leva a perceber um lado positivo até nos piores momento. E, mesmo quando você estiver em um dia ruim, você sabe que irá superá-lo.

Quem vence o câncer, é capaz de vencer diversas batalhas!

  • O compartilhamento de experiências

A grande dádiva da cura do câncer é poder ajudar a quem está passando pelo que você já passou. O paciente que supera o câncer carrega consigo diversos aprendizados, experiências e capacidade de acolher e apoiar quem passa por um momento difícil.

Pense sobre o dia que você recebeu o diagnóstico e pense em você hoje. A força que você tem atualmente pode ser uma inspiração para outras pessoas.

Compartilhe suas histórias com quem precisa ouvir, dê apoio e transforme a dor do próximo em amor coletivo.

O Instituto Peito Aberto está aqui para ouvir o seu relato!

Se você quer compartilhar sua história de luta e superação, nos envie sua mensagem através do Diário da Paciente em nosso site.

Clique aqui e nos conte o seu relato! Temos certeza de que a sua jornada poderá ajudar outras mulheres.

DEIXE AQUI SUA MENSAGEM

Feito com por Green Digital - © 2018